Escola Refúgio

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" Ec. 3:1

Já se foram mais de 3 anos desde que, em Abril de 2014, inauguramos pela graça Deus a escola Refúgio em Moçambique. Fruto de uma visão de Deus no coração da pastora Claudia Guimarães e confirmada nos corações do casal de missionários Pr. David Marques e sua esposa Paula Simone, que cuidaram da escola desde então.
O Refúgio tornou-se realidade na ocasião, mas que foi gerado e nutrido pelas ofertas voluntárias de muitos irmãos e pelo pioneiro trabalho do Royal Kids que começou em 2013 e permitiu o envio e distribuição de 400 bíblias infantis para as crianças de 2 cidades do norte deste país.

Verdadeiramente a boa mão de Deus esteve este tempo todo conosco da Associação IDE, onde lutamos e nos esforçamos para oferecer as melhores condições de educação e cuidado, com material didático e de ensino bíblico da mais alta qualidade. Na incansável busca pelo melhor para as crianças, pastora Claudia e equipe sempre levaram os melhores e mais sofisticados materiais de educação para lá e contando com o milagres de Deus na passagem pela alfândega.
Também neste período nos esforçamos para formar as professoras e os profissionais que trabalham na escola e cuidam das crianças. Foram mais de 3 viagens missionárias com equipes multidisciplinares para treinar e exortar na palavra de Deus a equipe do Refúgio. De fato nos sentimos como quem amamentava um bebezinho.

Refugio

Mesmo sendo um pequeno bebê, de forma extraordinária, Deus já fez com que o Refúgio gerasse os seus frutos e dali nasceu o desafio da igreja debaixo da Mangueira. Pastor David Marques e sua família encararam o desafio e passaram a pastorear exclusivamente a igreja que passou a se reunir em sua casa, debaixo da Mangueira. Os desafios cresceram, a igreja se multiplicou e o Refúgio amadureceu.

Igreja da Mangueira

A Pastora Claudia Guimarães, novamente encarando o desafio que Deus colocou no seu coração, desafiou-se a escrever o currículo de educação infantil produzindo um material de pré-alfabetização para crianças de 03 a 06 anos baseado na bíblia e com foco em missões. Mesmo com o custo de sua saúde, posto o esforço intelectual e físico, ela se lançou nesta tarefa árdua, já que o material tinha de ser extremamente detalhado e formatado para que pessoas com um mínimo de formação pedagógica pudesse utilizar. Como sempre, "Deus que nos conduz em triunfo por meio de Jesus Cristo" abriu de forma surpreendente as portas e em janeiro de 2017, menos de 6 meses depois a última viagem feita, a Associação IDE envia uma equipe de pedagogas para treinar a equipe de professoras do Refúgio no novo material. O ano letivo de 2017 inicia-se já com a aplicação do novo currículo e brotam os frutos na vida das crianças e das famílias da preciosa palavra de Deus ministrada através de um curriculo de alfabetização.

Entrega da Chave
Neste tempo todo o Refúgio foi integralmente sustentado pela Associação IDE. Os custos mensais do Refúgio são inteiramente cobertos pela Associação IDE com o repasse do valor financeiro necessário todo mês. Também as ofertas dos irmãos para a Associação foram integralmente usadas para custear a implantação, o desenvolvimento, o material, além dos custos mensais do Refúgio nestes mais de 3 anos. As ofertas sempre foram utilizadas integralmente no campo missionário. As viagens de todos os participantes da Associação sempre são custeadas por cada um que vai, visando manter o uso das ofertas exclusivamente para o Refúgio.
Mas todas as coisas tem seu devido tempo, e há tempo também para crescer! E chegou o tempo do ministério do Pr.David e da igreja que se reúne na sua casa "debaixo da MANGUEIRA" assumir completamente a administração e o custeio do Refúgio corroborando o que Deus tem lhes falado. Muitas circunstâncias contribuiram para que pudéssemos perceber este tempo. Assim a Associação IDE hoje precisa seguir, aproveitando o modelo que Deus nos deu para ajudar a implantar outros "Refúgios", cuidar do currículo e treinamento de professores e pastores, implantar um programa de saúde e pastoreio para ser utilizado de forma geral. Assim entendemos que precisamos direcionar os nossos esforços para "apoiar" a implantação destes projetos, deixando a operação e a captação de recursos para o missionário no campo.
Em Julho deste ano, em uma emocionante reunião, nós da Associação IDE, passamos simbolicamente a chave da "FÉ" para o pr. David e sua esposa Paula, não sem choro e lágrimas como deveria ser, mas "tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Fp. 1:16) e recebeu das mãos do Pr.David e da Paula, a chave da "MISERICÓRDIA" significando que estamos lado a lado nesta obra.

Nossas chaves

Ficou acertado que a Associação continuará repassando 100% o valor do custo mensal do Refúgio até dezembro de 2017, permitindo o tempo necessário para a adaptação ao pastor David e sua equipe. Também estaremos interagindo e ajudando nesta nova fase.
Incentivamos a todos os padrinhos e parceiros que hoje sustentam o Refúgio que continuem a ofertar agora utilizando a conta de depósito:

Pr.David Marques:

Banco do Brasil 001
Agência: 3179-8
Conta Corrente: 302987-5
CPF: 099.192.284-00

Já em julho a Associação começou a desenvolver novos projetos, como a readequação do ritual de iniciação para o ensino bíblico auxiliando o Pr. Jalbino Cassamo e ajuda a um campo missionário em Quinga em parceira com o ministério Mãos Para as Nações.

Deus abençoe a todos os parceiros em Cristo Jesus,

Frederico Guimarães